Tuesday, March 10, 2009

Seguindo a linha CICERONE...


Seguindo a linha CICERONE... ao contrário do que algumas ilustres pessoas pensam que é só mais uma da minha veia (a cinematográfica no caso emquestão)... Aqui vai mais um minuto de cultura inútil.
[Aos interessados em cultura REALMENTE útil, posso inserí-la sob solicitação.]

É que gosto de ensinar coisas...desde que a interessados...assim, Atrê (do www.conversaatrevida.blogspot.com) já dizia que é sexy quem ensina, acho que sou sexy há - pelo menos - 6 anos e não sabia. (risos)

Bem, de lado as chorumelas e direto ao ponto (hmm...) falemos do dia 1º de April, April Fool's, Poisson d'Avril, no Brasil, países falantes de língua inglesa e França, respectivamente.

Além das muitas possíveis explicações mencionadas a tida com maior grau de certeza é a de que, segundo minhas fontes historiadoras (algo com que a wikipedia curiosamente concorda) no ano de 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo - chamado Juliano -, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril.

Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

No século XVIII a 'festividade' era apontada como datando desde Noé.
Certo artigo de jornal inglês publicado em 13 de abril de 1789 explicava que o dia teve suas origens com o envio muito adiantado do corvo, por Noé, antes das águas baixarem (aquelas do dilúvio, lembram?).

Ele teria feito isso no primeiro dia do mês hebreu que corresponde a abril.

Outra referência possivel ao primeiro de abril pode ser vista nos Contos de Canterbury (de 1400), particularmente no Conto chamado "o conto da Freira do Clérigo (tradução aproximada de 'Nun's Priest's tale'), um conto de dois tolos: Chantecler e a raposa, que teria ocorrido em 32 de março.

5 comments:

Anonymous said...

é....

Mas me lembre de comentar que a tática do 'não vou aparecer pra ele me procurar' NÃO FUNCIONA!!!

Olha que acabei de ler o post te achando MUITO sexy mesmo...
Até porque juntou duas coisas 'informação+bom humor', mistura essa que deixa a pessoa muito interessante, as vezes sexy D+...A não ser que fosse pessoalmente e vc fosse fisicamente parecido com 'A MOSCA' (é, aquele do filme da transformação mesmo)aí provavelmente a informação pode ser necessária pra nossa sobrevivência mas a gente NEM assim presta atenção.

O ser humano é TÃO fútil as vezes (sempre) né não?


Ah, mas se tu conseguisse saber quais 'presentes esquisitos' era aqueles eu ia te achar MUITO, mas MUUUUUUUITO ...mas MUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIITO SEXY...acho até que ia ficar 'molhadinha'.......................rsrs

bjos...

NÃO some ...Seu 'estilo' faz falta!

Atrê

Ps.
Tu não vai mais postar não???
Abandonou o blog???

Faz isso não...até falei sobre isso no post do 'movimento blog voluntario'.

TANTA gente legal deixando os blogs criando teias... :(

Anonymous said...

ô se tu soubesse a falta que fez!

Tão bom ver vc pelo blog...

some não.

aaaaahhhhhhhhhhh e vc é SEXY sim...rs
As vezes 'engraçamente sexy'....rs
Acho que é esse seu jeito 'peculiar e particular' de comentar...


Mas porque tu não posta mais aqui?

Eu NÃO vou mais reclamar que tu conta o filme sem eu assistir ok?

bjo...

eu vou...
mas VOLTO!

O HOMEM SEM MEDO said...

Ah, menina Atrê.

Suas palavras humidecem meu solo fértil cerebral.

Me fazem querer escrever nem que seja receita de bolo-engraçado em papel-de-arroz.

Tanto que me sinto até querido extrabloguisticamente!

Postarei, porque junho já se vai e as palavras de "não vou aparecer pra ele me procurar" FUNCIONA SIM!!!

É que apareci olhando de esguelha, assim com olhos meio de Capitu, transversalmente.
Velho hábito de (voyeur? Ah, não!)...de ver sem ser visto.

Mas darei os ares de minhas graças, gracinhas e gracejos - como disse o Edward (o Mãos-de-Tesoura)- apesar da correria "porque VOCÊ pediu.

Porque sinto sua falta [nossa agora até parece uma declaração!](hum...Ué, e não era pra ser?)

Sinta o perfume, quando visitar você (ah, quem me dera?!) e sua internetal morada (ou simplesmente "página", blog, como preferir...rs)

Beijos com sabor de saudade apimentada com chocolate.

"Atre" said...

tu é DOIDO ...tu sabe né?

ADOOOOOOOORO.... MAS seja um doido MENOS preguiçoso e POSTA....rsrs

Semana que vem eu to mudando de 'casa' no virtual... de nick...COMO VOU viver sem os seus trocadilhos com ATRÊ????

bjo.... de damasco que eu ADOOOOOOORO também rs

luallessi said...

E aí? Cadê? Chamou eu vim correndo. Chego aqui não tem post novo...Nenhum suco...um cafezinho com biscoitos...

Affff...Isso é jeito de tratar as visitas????